Curso superior de Formação Pedagógica - Licenciatura.

Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina de FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO 2 do curso de Formação Pedagógica.

Professora: Marina Salles

Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina de HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO do curso de Formação Pedagógica. 

Ambiente virtual da disciplina Seminários da Prática Docente 2, do Programa de Formação Pedagógica.

Ambiente virtual da disciplina Políticas Públicas e Organização da Educação Básica, do Programa de Formação Pedagógica.

A disciplina aborda o contexto da História da educação de surdos, considerando os fundamentos da educação de surdos, o impacto do Congresso de Milão (1880) na educação de surdos no Brasil e a legislação relacionada à surdez. Contempla também os estudos sobre a comunidade surda e sua organização política, linguística e social, bem como a relação estabelecida entre a educação dos surdos e a família – os pais ouvintes e os pais surdos. Partindo do diagnóstico da surdez, discute-se o impacto na
família da experiência visual, o uso da língua brasileira de sinais e a formação da identidade da criança surda filha de pais ouvintes. Além das discussões teóricas, são desenvolvidas atividades de prática docente como componente curricular, envolvendo teorias da educação e estudos surdos, psicologia da educação voltada à surdez,  novas tecnologias e ensino de surdos, bem como o ensino de termos básicos relacionados à temática meio-ambiente para educação de surdos.

Disciplina de Políticas Públicas e Organização da Educação Brasileira.

Descrição: este espaço é voltado ao trabalho de acompanhamento e orientação periódica das atividades de estágio desenvolvidas no âmbito do curso de Formação de Docentes para a Educação Básica.